quinta-feira, abril 13, 2023

 MARINGÁ MERECE OS BONS MÚSICOS QUE TEM ?

O Blues é um estilo musical enraizado na cultura afro-americana, conhecido por sua melodia cativante e letras emocionais. Por sua simplicidade, o Blues consegue tocar as pessoas e frequentemente há sintonia entre plateia e músicos, levando a noites memoráveis. Surgiu nos Estados Unidos no final do século XIX e rapidamente se espalhou pelo mundo, conquistando fãs e músicos em diversos países e, no Brasil, o Blues ganhou seu espaço e tem uma presença significativa na cena musical de muitas cidades, incluindo Maringá.

Maringá, cidade localizada no estado do Paraná, possui uma cena musical ativa, com diversos artistas e bandas dedicados aos diversos estilos musicais e ao Blues. Me incluo neste meio, sendo um dos principais nomes na região há 25 anos, tanto pelo tempo de atividade quanto pela natureza do meu instrumento principal, a Gaita Blues, e a Guitarra Slide.

No entanto, muitos músicos têm enfrentado um desafio frustrante: a falta de reconhecimento e remuneração adequada.

Uma das principais insatisfações enfrentadas pelos músicos em Maringá é a prática das casas noturnas e produtores de eventos de pagar pouco (ou nada), não repassar os couverts artísticos e até mesmo tentar transformá-los em sócios no caso de prejuízos de noites mal planejadas (responsabilidade da casa, os artistas em geral são apenas prestadores de serviço). Isso significa que, mesmo se os músicos trouxerem uma excelente performance e atrair um bom público, ainda assim podem não receber um pagamento justo. Essa situação é desrespeitosa com os artistas e prejudicial para a Cultura local.

Musicistas são pessoas que dedicam tempo e esforço para aprimorar suas habilidades e profissão para proporcionar entretenimento de qualidade aos espectadores. Mais do que isso, são seres humanos que escolheram uma profissão (ou hobbie) difícil, que é a de aliviar o estresse alheio, se expressar e extrair humanidade das pessoas, tocar e curar almas e melhorar a qualidade de vida da sociedade. Mas hoje em dia são considerados produtos numa atividade ainda vista como mera diversão pessoal por muitos.

Espera-se que os músicos sejam remunerados adequadamente por seu trabalho, assim como qualquer outro profissional. Ao não pagar valores justos, desestimulam a formação de músicos de qualidade e prejudicam a performance dos artistas, afetando a cultura local de forma negativa.

Além disso, essa prática também impacta negativamente os consumidores. Afinal, quem vai a uma apresentação espera desfrutar de boas performances em troca do valor que pagou pelo ingresso ou pelo consumo no estabelecimento. Quando os músicos não são remunerados adequadamente, isso pode afetar a qualidade das apresentações e, consequentemente, a experiência dos consumidores.

É importante ressaltar que a música é uma forma de arte e os músicos merecem ser valorizados pelo seu trabalho. A música é uma parte importante da Cultura e da identidade de uma cidade, e a valorização dos artistas é fundamental para o desenvolvimento de uma cena musical saudável e vibrante em Maringá, a chamada CIDADE-CANÇÃO.

Os músicos em Maringá têm buscado formas de conscientização e mobilização para combater essa prática de não remunerar adequadamente as apresentações musicais. Muitos têm se organizado em associações ou coletivos, buscando estabelecer padrões e exigências mínimas para a valorização dos artistas em casas noturnas. Também têm buscado apoio do público e dos consumidores, que têm papel fundamental na valorização da cultura local.

Há lugar para todos, mas, ao dar preferência para músicos iniciantes, que muitas vezes não cobram ou tocam "pela cerveja", prejudicam algo que já foi grande e maravilhoso aqui na Cidade-Canção. Os iniciantes devem ser estimulados com pagamentos justos e não aliciados com promessas de novos eventos ou serem "recompensados" com prendas e até com comida.

É importante que as casas noturnas e produtores de eventos compreendam a importância de remunerar adequadamente os músicos, reconhecendo o valor do trabalho artístico e contribuindo para o desenvolvimento da cultura local. Afinal, a música é uma forma de expressão que enriquece a vida das pessoas e merece ser valorizada em todas as suas manifestações.

Falo aqui principalmente do cenário Blues, que é minha área de atuação, mas o pouco que estou expondo (há muitos detalhes mais para aumentar a vergonha) é claro que acontece em quase todo lugar, é ridículo e já passou muito do tempo de mudar.

Vou escrever mais sobre isso. O título foi só o início.