segunda-feira, janeiro 18, 2010

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A COMPRA DE UMA HARMÔNICA BLUES

Qual gaita comprar para começar?
Para iniciantes recomenda-se uma gaita de 10 furos na tonalidade de DÓ (com uma letra “C” em algum lugar do instrumento). Há motivos para isso: 1) os métodos e exercícios para iniciantes são para esta tonalidade; 2) gaitas mais graves puxam mais ar e gaitas mais agudas exigem demais da embocadura, atrapalhando o aprendizado. Depois de aprender as técnicas, toca-se do mesmo jeito em qualquer outro tom de gaita e a adaptação é mínima.

Posso aprender sozinho?
Sim, pois há muito material disponível em métodos, vídeos e até mesmo em sites de fabricantes, como a Bends. Como todo instrumento musical, no início é preciso dedicação e prática frequente. Pode ser mais demorado, depende exclusivamente de seu empenho e também aparecem “vícios” difíceis de serem corrigidos depois. Um instrutor lhe ensinará mais rapidamente a dominar o instrumento, evitar os vícios, tirar os melhores timbres e outras vantagens.

Qual a melhor marca? Devo comprar a mais cara?
Há boas marcas disponíveis no mercado, cada uma com vários modelos de diatônicas, incluindo linhas baratas e resistentes criadas para o aprendizado. As mais conhecidas por aqui são das marcas Bends, Hering e Hohner.Para o iniciante recomendo: Bends “Prima”, Hohner “Bluesband” e Hering “Master Blues” ou “Free Blues”, nesta ordem; instrumentos com bom som, durabilidade e preços acessíveis. São indicações pessoais, embasado na experiência que tive.

Não esqueça que o tom recomendado para aprender é DÓ. O/A iniciante deve aprender técnicas de embocadura, sopro e respiração corretas para não danificar o instrumento e não pegar “vícios” de tocar errado. Daí sim recomendo investir em gaitas melhores, que durarão mais, compensando consertos e customizações com um luthier capacitado.

Como fazer para não estragar ou desafinar minhas gaitas?
Não importa qual a gaita, cedo ou tarde todas desafinam, mesmo as profissionais. Há técnicas de sopro para tirar o melhor som e fazer seu instrumento durar mais. Um instrutor pode lhe ensinar essas e outras técnicas, mas as dicas básicas para conservação são: retire o excesso de umidade batendo ela na mão depois de tocar, dê tempo para a umidade evaporar antes de guardar e tenha boa higiene bucal para não entupi-la com restos de alimentos.

Por que existem gaitas em tons diferentes?
Quem começa a lidar com música acaba se envolvendo com teoria musical. Ao aprender uma música numa gaita em Dó, por exemplo, ela só vai funcionar neste tom. Para tocar em outro tom, use uma gaita no tom desejado: basta trocar de harmônica e tocar do mesmo jeito. A harmônica diatônica inicialmente parece limitada, porém é muito versátil: com a prática mais os devidos ensinamentos você poderá tocar diversas tonalidades e escalas numa mesma gaita.